Acerca de mim

A minha foto
SOU UM FLAVIENSE DE GEMA GOSTO DAS TRADIÇÕES DA REGIÃO ESTOU A INICIAR O HOBBIE DE FOTOGRAFAR TUDO E TODOS,CLARO QUE SOU UM CURIOSO NISTO DA FOTOGRAFIA, MAS VOU SEGUINDO ALGUNS BLOGGERS PARA TENTAR APRENDER SEM DAR NAS VISTAS. MAIS ABAIXO DO VOSSO LADO DIREITO FICAM ATALHOS DOS BLOGS QUE EU COSTUMO SEGUIR, VISITEM POIS VALE A PENA APRENDER-MOS UNS COM OS OUTROS.

segunda-feira, 16 de março de 2009

1ª PARTE
É verdade! Incêndio em pedome, são imagens reais e de terror estas que vos mostro, mas o maior terror e indignaçã é o que vos vou contar.
Este incêndio deu-se sábado dia 14 de março de 2009 em Pedome, os soldados da paz (Bombeiros de Lebução) foram bravos herois que conseguiram domar as chamas protegendo as casas e a população, desde já os meus parabéns as estes homens que tudo dão e nada recebem.
As horas passavam e o dia aproximava-se do fim.
No final do dia ainda não era meia noite, já toda a população dormitava , pelo que me apercebi no decorrer da noite, apenas duas pessoas em pedome se encontravam acordadas.
Uma dessas duas, veio á rua para fazer a s suas nececidades, e ao mesmo tempo ver as estrelas. Qual não é o seu espanto ao ver um clarão se apercebe que o incêndio dado como extinto umas horas antes voltou a reacender-se, muito aflito entra em casa e diz-me "há fogo, voltou a reacender-se".
- vamos ver se está perto das casas.
Saímos e lá fomos nós, ainda estava longe mas em direcção ás casas. contactamos os bombeiros de valpaços que nos disseram que os bombeiros de lebuçao só funcionavam de dia e em Valpaços não havia bombeiros disponiveis pois os poucos que havia estavam noutro incêndio e nada podiam fazer até terem meios disponiveis.
2ª PARTE
Sem saber o que fazer perante esta situação resolvi ligar para o 117 , atendeu-me o Sr. Sérgio que me disse ser operador da Protecção Civil de Vila real, encaminhando a chamada para os bombeiros de valpaços que continuavam sem condições para nos ajudar.
ligou-se novamente o 117, logo atendeu o Sr.Sérgio e disse que não podia fazer mais nada e mandou-me ligar para uma Srª. Engenheira da Camara de Valpaços e deu-me o numero de telemovel da Engª.
Liguei atendeu-me penso eu que fosse a Srª Engª. pelo menos tratei a Srª. como tal, disse-me que o assunto era com os bombeiros , mas que ia ligar com o Sr. Presidente da Camara de Valpaços, o tempo passava , o incêndio avançava em direcção ás casas.
Graças a Deus e não á Potecção Civil, o vento mudou de rumo para alegria nossa, estava eu ainda á espera que a protecção Civil enviasse meios para nos socorrer.
Passado muito tempo como não obtive resposta da Srª. Engª. voltei a ligar-lhe para o telemovel que o Sr. Sérgio me tinha comunicado, já o fogo ia em sentido contrário, atende a Srª Engª. e diz-me que já falou com o senhor Presidente da Camara de Valpaços e segundo ela, e passo a citar o Sr. Presidente disse "isso é assunto dos bombeiros" custa-me a acreditar mas a srª. Engª. transmitiu-me isto via telemovel. Será que o Sr. presidente respondeu assim? não se preocuparia ele com os seus eleitores ?
A verdade é que o incêndio continuou a lavrar mato embora em sentido contrário e nada de bombeiros ou Protecção Civil ,passava bastante das duas horas da madrugada de domingo e ali estavam dois grous a vigiar sem nada poder fazer.
Obrigado Deus por mudar a direcção do vento, se não fosses tu hoje Pedome talvez fosse uma miragem.
Ha! se alguém souber para que serve a Protecçao Civil agradeço que me informem não vá eu precisar numa outra oportunidade.
Desculpem a massada mas eu tinha que falar.

3 comentários:

Lameirão disse...

E falas-te muito bem. Estamos entregues à bicharada. Imagina se não estivessemos em ano de eleições, nem o telefone te atendiam. Querem lá saber dessa gentinha perdida entre os penhascos! Contam são os números, e essa aldeia tem meia dúzia de eleitores, por isso, não é prioritária. Aliás, se desaparecesse, tanto melhor para eles, não tinham que aturar uns chatos, em plena noite só porque a sua casa estava em risco de arder, lembraram-se de recorrer à Proteção Civil. Ingénuos, ligasses para Espanha que eras prontamente atendido. Crie-se um movimento a favor da integração na Galiza.

dona Carla a Protectora disse...

Estava eu na minha concha, quando desatam dois aristas a chatear-me por causa de um lumezito em Pedome. E eu para mim, onde ficará essa coisa? Ainda será no concelho? Terá muitos eleitores? Bem, como é ano de eleições, deixa-me lá contar-lhe a lenga-lenga do costume. Mas não, que chatos, queriam que eu fizesse alguma coisa. Se já se viu...
Bem, tive que lhe desligar o telefone.

Anónimo disse...

O Srº Presidente preocupa-se e muito com os seus munícipes, com os eleitores e com os que não o são. A gente de Pedome sabe isso muito bem.
Agora eu que não sou «ninguém» pergunto:
Que raio é que o Presidente do Município tinha a ver com o incêndio? Provavelmente não estavam à espera que ele o fosse apagar! Houve alguém de Pedome e arredores que tentasse fazer-lhe frente? Começo a estar farto de ver "bater no ceguinho" .
É aos Bombeiros que compete essa tarefa. Quando estão ocupados chamam outras corporações. Tão simples quanto isso.